segunda-feira, 21 de maio de 2012

Velha Ordem Mundial


Definição: Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas, como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, entre outros.
 
A nova ordem mundial existente em nossos dias, caracteriza-se pela unipolaridade, o controle dos destinos do mundo por uma única superpotência, sobrevivente da Guerra Fria, os Estados Unidos, sendo este apoiado por potências menores porém ainda influentes (Europa e Japão).

Acredita-se que o fenômeno da globalização e da nova prdem mundial são intercomunicáveis, cada um resultando em causa e consequência do outro, pois estaria se configurando um domínio do império norte-amnericano sobre a economia de mercado ajudado pelo fenômeno chamado de “balcanização”, que consiste na fragmentação de vários antigos estados soberanos onde predominava a convivência de várias etnias e culturas diferentes. Tal fenômeno ajudaria na manutenção do predomínio econômico e político norte-americano, pois a soberania dos outros estados estariam sendo cada vez mais limitadas, condicionadas, enfim, inibidas. Com isso, assume-se que nesta nova ordem mundial, o estado nacional como conhecíamos até algumas décadas atrás entra definitivamente em decadência, resultando com isso que boa parte da população mundial retroceda a uma convivência com protetorados de fato, países fracos, sem representatividade, sustentados apenas pela ideia de unidade étnica e cultural.

Comentários:  A nova ordem mundial apresenta uma face geopolítica e outra econômica. Na geopolítica, houve uma mudança para um mundo multipolar, onde as potencias impõe mais por seu poder econômico de que bélico. Na economia o que aconteceu de novo foi o processo de globalização e a formação de blocos econômicos supranacionais.

A Nova Ordem Geopolícia Mundial é aplicado de forma abrangente. Pode se referir também à importância das novas tecnologias em um mundo globalizado e às novas formas de controle tecnológico sobre as pessoas.Buscando garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica.


A ORDEM MUNDIAL BIPOLAR

·A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da
Segunda Guerra Mundial até por volta de 1989-91
· Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte
oposição entre o Leste e o Oeste, Isto é, entre o “socialismo real” e o
capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até
antagônicos.
· Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmente
político-militar, comandavam cada um desses campos ou “blocos”: os
estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-União
Soviética, no mundo dito socialista ou comunista.

Mapa elaborado

 


CRONOLOGIA DA ORDEM BIPOLAR MUNDIAL:
Começando pela ordem cronológica dos fatos temos primeiro o que se chamou de ordem bipolar, consistindo num período da história, pós Segunda Guerra Mundial em que as potências vencedoras dividiram o mundo ideológica e economicamente em dois blocos ( ou polos ). De um lado o bloco capitalista, representado pelos Estados Unidos, com todos os países a esse bloco alinhado. Do utro lado o bloco socialista, representado pela URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - e seus satélites. Criando no mundo um ambiente de permanente confronto ( bipolarizado ), resultando na tão falada Guerra Fria.
Após a segunda guerra mundial (1939 á 1945) onde os principais países envolvidos eram de um lado (URSS " Russia", EUA, Inglaterra e França) Vs (Japão, Italia e Alemanha). Sentoiu-se a necessidade de ocupar-se da Alemanha que foi devastada pela guerra. Iniciou-se uma corrida bipolar entre os aliados da guerra, Russia Vs EUA por esse motivo era chamada de guerra fria, ou seja dois países que eram aliados. Um tentando passar a perna no outro. Uma guerra fria entre Capitalistas (EUA) e Socialistas (Russia). Dividiram a Alemanha em duas partes e tentavam de um jeito ou de outro ser tornarem o centro mercantil do mundo. A guerra fria terminou oficialmente com a queda do muro de Berlim em 1991. Muro que até então dividia o mundo em dois polos (bipolar).

A GUERRA FRIA

· O aspecto mais marcante da ordem geopolítica bipolar foi a chamada
Guerra Fria. Ela consistiu simultaneamente numa disputa e numa
conivência entre Estados Unidos e ex-União Soviética.
· Foi uma disputa tanto político-militar e econômica como diplomática
cultural e ideológica.
· Outro elemento típico da bipolaridade e da Guerra Fria foram as duas
principais alianças militares das duas últimas décadas, a OTAN
(Tratado do Atlântico Norte 1949) e o PACTO de VARSÓVIA – 1955.
· A Guerra Fria serviu igualmente para tentar impedir o surgimento de
novas alternativas nessa realidade bipolar. Tentou-se reduzir os
caminhos dos povos somente a duas vias ou opções. Reprimiam-se as
novas possibilidades que podiam ir além de socialismo e capitalismo.
· A Guerra Fria foi, assim, acompanhada por uma fantástica corrida
armamentista. Da bomba atômica chegou-se à termonuclear.
· O mundo bipolar possuía uma ideologia, que consistia na
supervalorização da oposição entre capitalismo e socialismo.

Mapa elaborado

Bipolaridade: a Guerra Fria dividiu o mundo em blocos capitalistas e comunistas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Frases sobre globalização

Globalização
 
"A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas."
Jaak Bosmans
 
Globalização
 
Referente a globalização e arte global. Das duas, uma... O despertamos ou nos consumimos a nós mesmo: ficando deste modo na linha da frente por nome: extinção.
Miguel Westerberg
 
A roda contemporânea
Em um contexto de grande industrialização, globalização, o homem não se sente totalmente satisfeito com as técnicas mais avançadas, pois elas não respondem as questões existenciais mais profundas do ser humano. Isso sem contar aqueles que estão privados de tais avanços, que criam novas espécies de analfabetismos, como o digital e o tecnológico. O Papa Bento XVI fala que vivemos em uma ditadura da técnica, tudo tende a ser altamente mecanizado e informatizado. A tecnologia não é nem boa e nem má em si mesma, dependerá sempre de quem está no controle dela. Paradoxalmente, quem acaba por estar no controle é a própria tecnologia, eleita pelo homem contemporâneo a solução de todos os problemas da humanidade. Ironicamente, essa tecnologia, acaba se voltando contra o próprio homem. A necessidade de tudo informatizar e mecanizar acaba gerando múltiplas exclusões de demanda humana no mercado. Se a revolução copernicana foi caracterizada pela supremacia do sujeito em relação ao seu objeto, hoje ocorre a olhos vistos a revolução tecnológica, na qual a tecnologia desenvolvida pelo homem assume o lugar do sujeito e o homem passa a ser seu objeto. Muito pertinente e oportuna é a tese de Adorno e Horkheimer na qual o Mito se transforma em esclarecimento e o esclarecimento se volta ao mito. Quando o se tenta desmitologizar a natureza, essa forma de esclarecer acaba por se tornar mito novamente, grosso modo. A contemporaneidade tem se pautado muito nesses aspectos.
 Ricardo Ferrara
 
Filhos da Globalização

Somos os lixo da Terra.
Seremos sacudidos
como um cachorro
sacode suas pulgas.
Somos os Mártires
da Globalização.
Carlos Frederico Branco
 
Olha! Somos Iguais?...

Globalização...
Chega de conversa mole...
"Igualização"!
Francismar Prestes Leal
 
Globalização
 
"Hoje, com a globalização exacerbada nos meios de comunicação, não carecemos mais de informação. O que nos falta, é opinião."
 Pedro Menzio Cavalheiro


Globalização
 
A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas, nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem.
José Saramago- Escritor português

Fontes:

Globalização (EXPLICAÇÃO EM IMAGENS)


Comentários: A globalização é um fenômeno que mudou radicalmente a vida de toda a humanidade, alterou hábitos e costumes, a forma de pesquisas, e o ritmo alucinante que somos levados a seguir para absorver tecnologia e mudanças gerais.

Do ponto de vista dos direitos humanos, um aspecto positivo é a força de comunicação que age como um despertador da consciência cívica e política internacional.

Muitos casos de violação dos direitos humanos são hoje resolvidos graças à denúncia mediática. A comunicação social tem aqui um lugar de relevo, por ser o fator de maior pressão a nível governamental na tentativa de correção ou intervenção em situações de ameaça desses mesmos direitos.

3 Letras de música sobre a globalização

Globalização (A nova ordem mundial)

10zer04

A única saída é quebrar a ordm
Dar um passao à frente da história
O estado já não é eficiente
E o sistema escraviza a mente
É preciso atacar pra se defender
Racionar pra sobreviver
A violência aparece em potência elevada
Enquanto poucos tem de tudo
Tantos outros não tem nada
Globalizar num regime selvagem
É escravizar com outra roupagem
O show da vida é como um globo da morte
Num giro de risco o inferno é a sorte
A única saída é quebrar a ordem
Dar um passo à frente da história
Coloco toda a minha raiva
Porque a melhor defesa é o ataque
Sinto a sede do homem nordestino
Minhas idéias são como as de Sandino
Meus heróis não saíram de um filme de ação
São de carne e osso como Zumbi e Lampião
Não sou peça, não me vendo, não sou cria
Nessa roleta russa espere a agonia
Os males que afligem a multidão
São o troco da nova civilização
Que cultiva a euforia artificial
E segue a nova ordem mundial.

A Tal Da Globalização

Quininho De Valente

Eu sou da roça e vivo escondido
Todo insatisfeito lá no meu lugar
Não tem barulho não tem violência
Lá so tem notícia se alguem for levar
Lá na roça so tem novidade
Quando chega alguem da capitá

Ô zé nao mate nós de medo zé
Conta pra gente então
Que bicho é esse que tem esse nome
O que será que come a globalização? (2x)

Não vai prestar se ele entrar na roça
Se quebrar o milho e pisar no feijão
Ah, se assustar minhas galinhas
Se sujar a fonte vai ter confusão
Tu imagina se mexer no gado
Pense num cabra zangado armado de facão
Que ja escurraçou até onça pintada
Já brigou com lobisomen e assombração

Ô zé não mate nós de medo zé
Conta pra gente então
Que bicho é esse que tem esse nome
O que será que come a (tal da) globalização? (2x) 
 

Globalização Econômica

Defesa Armada

Os paises pobres ainda tem
Que aprender a mais nova lição
O dominio total da nação
Esta vindo através da globalização
Temos que evitar a abertura de fronteira,
Para proteger a industria nacional,
Defesa do emprego,
Defesa da familia,
Defesa das fronteiras,
Protega a economia,
A população é inocente
Gosta de ter um monte de opção
Um produto inutil e barato
Importado sem ter uma razão
Temos que evitar a abertura de fronteira,
Para proteger a industria nacional,
Defesa do emprego,
Defesa da familia,
Defesa das fronteiras,
Protega a economia.

Charges e tirinhas sobre globalização

OBS:  Clique na imagem para visualiza-la melhor















Mundo globalizado



Comentário: O mundo globalizado refere-se ao mundo em que a tecnologia deu muita velocidade às comunicações e ao transporte. Assim, as transferências financeiras, a disponibilidade de mercadorias provenientes de regiões distantes, as comunicações entre pessoas, entre países e entre empresas parecem diminuir a distância com a qual convivemos durante séculos.
O mundo globalizado é um mundo, digamos, curto, próximo, conectado entre si por vários pontos, distantes ou não.

A globalização no dia-a-dia



• O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade.
• Instala a sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa
muito para onde serão vendidos os produtos.
• Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.

Exemplo: Na globalização podemos comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, na China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.

Comentários: Percebo a globalização no meu dia a dia, principalmente nos produtos que eu uso e consumo, esses produtos muitas vezes são importados de outros paises e até de outros continentes.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O que poderá conter?


Poesia

Retrato de um Mundo Globalizado



Todo dia mais violência
As pessoas mais agressivas,
Nada é mais meu.
Todo dia confusão; vejo pessoas
Mortas cairem no chão.
Antes conhecíamos só três poderes
Agora surgiu um quarto que nos mete medo.
Cada dia morre mais uma esperança
Num mundo onde não existe mais
A Palavra CONFIANÇA.

Comentário: Se dá pela forma como os países interagem, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gera a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras.

A Internet 



Comentário: Junto com o processo de globalização vieram novas tecnologias, como a internet. Essas tecnologias foram importantes para a expansão do capitalismo, porque por ela as notícias correm mais rápido, alcançam quase todos os lugares, e principalmente, pela internet passa-se também arquivos e informações. A internet tem várias vantagens e várias coisas úteis, mas também existem coisas inúteis, como notícias de fofoca, informações incorretas e entre outras.
 
Você sabia?

-Londres a cidade mais globalizada do planeta.
-A característica mais notável da globalização é a presença de marcas mundiais.
-A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial.
-A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.