domingo, 22 de julho de 2012

Regionalização Política

Baseia-se na divisão territorial dos países, que também podem ser agrupados de acordo com a sua localização. O mundo é dividido em cinco continentes e cerca de 200 países, com características distintas de organização política, territorial, social, cultural e econômica.   

#América: A América é um continente que se prolonga do extremo Norte ao extremo Sul do globo, entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Atualmente predomina na América, a divisão baseada na sua localização (do Norte Central e do Sul) e na herança colonial (Anglo-Saxônica e Latina, na qual prevalecem aspectos socioeconômicos e culturais). Na América Anglo-Saxônica predominou a colonização inglesa (anglo-saxã), que também determinou a língua e o modelo de desenvolvimento econômico no Canadá e nos EUA- embora os franceses também tenham grande influência no Canadá.  Na América Latina, é formada por países colonizados predominantemente por povos de origem cultural latina, como o francês, o espanhol e o português. Assim, compõem essa região o México e os demais países da América Central e América do Sul.

 #Europa: A Europa é considerada o berço da civilização ocidental ou “Velho Continente”. Do ponto de vista geológico, forma com a Ásia um grande bloco de terra, também conhecido como Eurásia. Apesar de não haver um oceano ou mar que as separe, em razão das diferenças históricas e culturais, cada uma é considerada e analisada como um continente à parte. Na época da Guerra Fria, o continente foi dividido em Europa Ocidental, aliada dos EUA, e Europa Oriental, área que compactuava com a URSS. 

 #Ásia: Na Ásia, algumas características socioculturais permitem fazer uma regionalização do continente em cinco grandes conjuntos: - Oriente Médio: onde predominam países de língua árabe e, mesmo na Turquia, cujo idioma oficial é o turco, e em Israel, onde se fala o hebraico. As disputas religiosas e territoriais são intensas e freqüentes nessa região; - Ásia Meridional: formada pelo subcontinente indiano, que, além de índia, inclui Paquistão, Bangladesh, Butão, Nepal, Sri Lanka e Maldivas; - Ásia Central: envolve a parte asiática da ex-União Soviética, formada por alguns países da Comunidade dos Estados Independentes, como Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão e parte da própria Rússia. 

 #África: -A África Setentrional é constituída de seis países independentes: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e   Mauritânia. Uma das características marcantes da região é a sua composição populacional, cultural e religiosamente pelos povos árabes, que deixaram marcas profundas; -A África Subsaariana é composta de 47 países e recebe essa denominação por incluir países que têm seu território ao Sul do deserto do Saara.  

 #Oceania: A Oceania é o menor e mais povoado continente do planeta, na qual se localizam 14 nações e outras pequenas possessões estadunidenses, francesas e britânicas.  Apesar de também terem sido colônias, os dois principais países da região, Austrália e Nova Zelândia, apresentam elevados índices de desenvolvimento humano e são as únicas nações localizadas ao sul da linha do Equador incluídas no chamado Norte industrializado ou desenvolvido.

Fonte:  Geografia sociedade e cotidiano 3 -  vol. 3 
             Autores: Dadá Martins, Francisco Bigotto, Márcio Vitiello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário